1. Como denunciar um "falso morador/proprietário" no grupo do meu condomínio?

» Na barra inferior do aplicativo, clique em "Mais"
» Clique na opção "denunciar"
» Preencha o formulário
» Sua denúncia será avaliada
» Uma resposta será enviada ao seu e-mail

2. Como responder perguntas sobre "as pessoas" do condomínio, se elas são tão diferentes umas das outras?

» Pense em qual comportamento predomina no grupo: por exemplo, digamos que a maioria das pessoas "agem sim de acordo com o que falam, mas nem todos". Neste caso, você poderia responder MUITAS VEZES (peso 80): muitas vezes as pessoas são coerentes com o que dizem acreditar, mas nem sempre.

» Na dúvida, a melhor forma de responder é:
O TIPO COMPORTAMENTO APRESENTADO NA PERGUNTA...

» Dá muito trabalho no condomínio:
responda como SEMPRE - QUASE SEMPRE - MUITAS VEZES.

» Dá pouco trabalho:
responda como POUCAS VEZES - QUASE NUNCA - NUNCA.

» Nem muito nem pouco trabalho:
responda ÀS VEZES.

» EVITE PENSAR EM APENAS UMA PESSOA OU EM UM "GRUPINHO" DE CONDÔMINOS QUE TE AGRADE OU TE INCOMODE.

» Imagine que você está misturando tinta branca com tinta preta: se colocar as quantidades meio a meio (50% / 50%), você vai ter um "cinza médio". Mas se colocar um pouco só de branco no preto, terá um "cinza escuro" (branco 10% e preto 90%). Como nesse exemplo do preto e do branco, o Diagnóstico C.O.N.D. também trabalha com oposições, com alternativas: com contrastes.

» Outra situação de exemplo, que levaria a outra resposta.
Imagine que num condomínio existe uma minoria de apenas 4 pessoas que são "hipócritas, se fazem de santos, mas na verdade são corruptos, fraudam as contas". O problema é que justo essas poucas pessoas são as que "dominam" o condomínio - o síndico, um dono de diversos apartamentos, um político e um juiz. Estes quatro juntos tem tanta força, trabalham tanto para controlar as assembleias, que sua sensação - sua percepção - é que no condomínio QUASE NUNCA (10) agem de acordo com o que falam.
Esse tipo de resposta também é válida: sua avaliação é o retrato de uma minoria de pessoas - mas uma minoria tão forte que seu comportamento acaba sendo predominante.

» O Diagnóstico C.O.N.D. fala justamente do equilíbrio entre forças diferentes no condomínio. Cada morador vê diferentes quantidades de trabalho sendo feitas. É neste tipo de diferenças de opinião - sobre o tamanho de certos esforços feitos no condomínio - que vamos procurar a origem de vários conflitos.

3. A partir da pergunta 17 eu devo escolher entre duas opções. Mas acho que nenhuma delas retrata o que acontece aqui no condomínio.

» Fique tranquilo: as perguntas do Diagnóstico C.O.N.D. foram criadas para procurar "pistas" sobre certos padrões de comportamento que se repetem em qualquer condomínio.

» Por isso, na dúvida, procure lembrar que as opções estão procurando pistas. Responda com aquela que você acha mais parecida com as experiências que você tem no condomínio.

» As respostas que virão no relatório usam essas "pistas" para falar de temas universais, situações que acontecem em todo lugar. Pense nestas perguntas como "exemplos" de algo que está escondido e estamos tentando encontrar.

» Não se preocupe - os relatórios de respostas não vão falar exatamente de cada uma das opções destas perguntas! As respostas falam de padrões de comportamento que são difíceis de serem percebidos claramente.

» Para entender como funciona, vamos dar um exemplo:

» Quantos tipos diferentes de "almoço" você consegue imaginar? Pastel, sushi, churrasco, arroz e feijão...

» O que eles tem em comum? Todos estes tipos de "almoços", são "refeições que alimentam". Servem para nutrir o corpo.

» Comparando com este exemplo: o Diagnóstico C.O.N.D. não quer identificar se o seu "almoço" é um sushi ou churrasco.
Mas quer saber como anda a nutrição do seu corpo!

» As perguntas foram feitas para tentar descobrir algo como: "TEM ALMOÇO NESSE LUGAR"? Tem almoço sempre? Quase sempre? Às vezes, quase nunca, nunca?

4. O que eu faço depois de receber os relatórios do Diagnóstico C.O.N.D.?

» Não tenha pressa. Reserve um tempo para ler com atenção. O Diagnóstico C.O.N.D. tem um "prazo de validade" longo - o comportamento dos condôminos não mudará da noite pro dia! Leia mais de uma vez se precisar.

» Saiba mais sobre os resultados em nossos materiais de apoio - texto e vídeos.

» Os textos dos relatórios são resumos rápidos com a função de introduzir os temas a serem trabalhados no condomínio, no curto, médio e longo prazos.

» Vale a pena reservar um tempinho para o aprendizado sobre conflitos. Esses estudos se aplicam não só ao condomínio mas também à vida familiar, ao trabalho, aos grupos que participamos voluntariamente (religiosos, esportivos, políticos, culturais).

» Discuta os resultados com pessoas da sua confiança. Você pode mostrar o resultado para outras pessoas e discutir com elas, para checar seu entendimento.

» Convide outras pessoas do condomínio para fazer o teste.

5. Como convidar outros moradores para usar o APP Mudar ou Manter e fazer o Diagnóstico C.O.N.D.?

» Se você fez o teste pelo site: basta copiar o endereço do site e enviar para eles. No entanto, para juntar seus resultados com o deles, é preciso baixar o Aplicativo (APP).

» Se você fez o teste pelo APP:

» Se você já tiver o aplicativo Mudar ou Manter instalado, pode convidá-los a baixar pelo Whatsapp:

» Clique em MAIS:
» Clique em CONVIDAR MORADORES.
» Envie o convite pelo WhatsApp

» Se você não tem WhatsApp, indique o site www.mudaroumanter.com.br - por email, por Messenger. Tanto faz: quando eles baixarem o APP e entrarem no endereço do condomínio, vão poder comparar os resultados.

6. Posso convidar meus vizinhos para fazer o Diagnóstico C.O.N.D. pelo site, sem baixar o APP?

» Sim, mas não será possível ter os resultados de vocês comparados automaticamente no APP.

7. Como acessar de novo os resultados:

» Se você fez o teste pelo site: acesse quantas vezes quiser pelo link (endereço eletrônico) que você recebeu no e-mail. Outra forma de acessar é salvar a página com os resultados no seu navegador. Procurar no "Histórico" do seu navegador é outra opção para localizar a página do Mudar ou Manter que mostra seus resultados.

» Se você fez o teste pelo APP: clique no botão C.O.N.D. na barra de navegação inferior da tela principal.

8. Se eu responder o Diagnóstico C.O.N.D. pelo site, quando eu baixar o APP vou conseguir acessar meus relatórios adicionais?

» Sim. Quando se cadastrar, use o mesmo e-mail que usou para salvar o Diagnóstico C.O.N.D. feito pelo site. Você vai ver seu resultado igualzinho o do site, lá no Aplicativo.